quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Serra Pelada

Eu já tive oportunidade de comentar sobre Renato Degiovani, autor brasileiro de jogos da década de 1980. Em 1987 ele produziu Serra Pelada, um adventure em modo texto para a plataforma MSX. A temática lembra bem aquela época, quando aparecia na mídia matérias sobre uma verdadeira corrida de ouro que ocorria no Brasil. Trata-se de um assunto altamente nostálgico. 



Einar Saukas, depois do trabalho feito sobre o jogo Amazônia, contactou e conseguiu a permissão do Renato Degiovani para converter Serra Pelada à plataforma TK90X.  O produto final pode ser baixado do World of Spectrum e, para dar um gostinho aos caros leitores, apresento algumas telas:



Este jogo é uma amostra de adventure de puro texto, estilo comum na época e fazia com que a falta de gráfico não fosse empecilho, pois o que contava era a imaginação do jogador.

Einar pediu ajuda para adaptar seu programa para interface de drive Beta 48, pois muitos dos atuais usuários do TK90X as possuem. Eu aceitei o desafio que nem foi tão difícil, pois Einar supriu-me com todas as informações que ele dispunha. Mesmo assim tive que pensar bastante, pois não havia muito espaço na RAM e o programa era todo em assembly.

Felizmente obtive sucesso, criei um pequeno (83 bytes) programa em linguagem de máquina que se sobrepõe à rotina de gravação/leitura de fita do original. Eu gosto de fazer assim pois facilita a recuperação do programa não modificado. Outra vitória conquistada foi que a adaptação deve funcionar tanto para Beta 48 (testado no meu TK90X) como para Beta 128 (testado no emulador Fuse). 

Está disponível o arquivo em formato TRD (que deve ser passado para o disquete ou lido num emulador) no endereço: 
http://www.4shared.com/zip/v4deI_XN/SerraPelada_Beta48_TRD.html
ou em formato Hobeta (quem não conhece, ver tutorial no Projeto Beta Disk ou usar o excelente TK$) no endereço:
http://www.4shared.com/zip/rOXlQ6Zz/SerraPelada_Beta48_Hobeta.html

Coloquei também  o código fonte da modificação que fiz dentro do arquivo ZIP.

Finalmente, há uma pequena surpresa na minha versão Beta 48/128: se pressionar STOP (teclas Symbol-shift e A) antes do final do carregamento do disco, o programa não será executado e um apito será ouvido na TV. A partir daí basta apertar ENTER quando pedido, para salvar o jogo numa fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.