quinta-feira, 26 de abril de 2012

1983 já se foi...

Novamente um título dúbio, mas na verdade estou me referindo ao livro do amigo Garretimus com o título "1983: o Ano dos Videogames no Brasil". Adquiri os dois livros de Garretimus há quase um mês, mas finalmente consegui ler o primeiro deles. Reproduzo abaixo a capa dos livros, o 1983 é o da esquerda:




O livro, por não apresentar um número grande de páginas, pode aparentar ser de leitura leve e rápida, mas não é bem assim. A densidade de conteúdos no texto é muito grande, fiquei impressionado com a grande capacidade de síntese de autor, que consegue condensar muitas informações em poucas linhas. Aliás, as informações apresentadas são todas solidamente embasadas, resultado de uma extensiva pesquisa de publicações em periódicos e jornais da época, além das obtidas em entrevistas com personalidades que participaram deste período histórico.

A obra também é ricamente ilustrada, com fotos dos equipamentos e imagens  jornalísticas ou publicitárias da época. Mesmo para quem não tem paciência ou gosto pela leitura, vale a pena adquirir o livro só para ver as figuras. 

Eu particularmente só tive acesso a um dos clones do Atari 2600, adquirido pelo meu irmão mais novo. Fora isso, não cheguei nem a tocar num Odyssey, Colecovision ou Intellivision, pois meus interesses estavam mais direcionados a microcomputadores. Assim sendo, foi prazeroso relembrar o que vivi com o Atari, como por exemplo, a existência de locadoras de cartuchos de jogos (lembro-me de ter alugado muitos cartuchos que eram chamados de "fitas"). Igualmente prazeroso foi ver o histórico dos outros consoles, apesar de os ter somente vislumbrado nos comerciais e em algumas vitrines de lojas.

Concluindo, este é um livro altamente recomendado a todos aqueles que viveram aquele período efervescente do início dos videogames no país. Agora falta ler a sequência, o livro 1984 (não de George Orwell, claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.