domingo, 29 de abril de 2012

Teste do Rotatrix

O companheiro da lista TK90X Einar Saukas, por sinal um membro bastante ativo, pediu que alguém testasse seu programa Rotatrix. No emulador Fuse o resultado é o seguinte:


Bem legal ver um scroller na borda superior da tela, uma verdadeira façanha de programação.

Entretanto eu sei que a temporização é bastante crítica neste tipo de programa e, para emular algo mais próximo do TK90X, é necessário que a frequência da interrupção mascarável seja de 60 Hz. No Fuse existe a emulação do Spectrum 48 (NTSC) que tem a mesma frequência. O resultado pode ser visto a seguir: 


Não ficou perfeito, pois o scroller ficou baixo demais e acaba ficando oculto pela área principal da tela. Mesmo assim a mensagem é legível. 

Pensei que no TK90X iria ficar parecido com o vídeo acima, mas não foi bem isto que aconteceu (a qualidade do vídeo seguinte deixa a desejar, a câmera e a TV parece que não se entendem bem):


A posição realmente fica muito baixa, mas além disso, a sincronização no sentido vertical também está totalmente arruinada. Eu acho que o Einar vai ter mais trabalho para fazer funcionar a contento no TK90X.

2 comentários:

  1. Eu uso o emulador para Windows "Eighty One" e o resultado foi igual ao mostrado no video !

    Em tempo, parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, espero estar incentivando os fãs dos TK90X e de retrocomputação em geral ao hobby.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.