segunda-feira, 21 de maio de 2012

Captura de desktop em vídeo no Linux

Aqui mostrarei como eu tenho feito para gravar vídeos do emulador Fuse que envio para o You Tube. O Fuse permite gravar uma sequência de telas em formato SCR ou PNG:


e depois as telas poderiam ser juntadas para formar um arquivo de vídeo com programas como o mencoder. Porém há uma outro jeito que consiste em capturar diretamente a saída da janela do Fuse com o programa Istanbul que, além do mais, permite gravar o som.

Istanbul pode ser encontrado em diversas distribuições Linux (no meu caso uso o Debian) e funciona em ambiente Free Desktop (GNOME, KDE, XFCE, etc). Basta baixar o programa do repositório de sua distribuição favorita, instalar e rodar:


Na área de notificação do seu desktop aparece um ícone de disco vermelho. Se o clicar com o botão esquerdo do mouse, imediatamente começa a ser gravado um vídeo do desktop. Mas antes de fazer isto, vale a pena conhecer como configurar a captura, cujo menu é acessível clicando o ícone com o botão direito do mouse:


Pode-se definir qual área do desktop deve ser gravada (deve-se manter pressionado o botão do mouse para marcar uma área retangular) ou ainda qual janela a gravar (é pedido que se clique sobre a janela desejada). Há as opções que podem ser marcadas/desmarcas: gravar em 3D (para programas que fazem uso de renderização em 3D), gravar o ponteiro de mouse (bom para tutoriais) e gravação de som.

Para iniciar a gravação, clica-se no ícone de disco vermelho, que muda para quadrado branco. Mais um clique no ícone interrompe a gravação e aparecerá uma janela para definir a pasta e o nome do arquivo a ser gravado. O arquivo é gravado em formato Ogg Theora que é um tanto incomum, apesar de ser totalmente livre. O problema é que não é reconhecido pelo You Tube. Portanto se deve converter em formatos como AVI ou MPEG com o programa mencoder ou FFMPEG.

Obs: todos os programas citados são softwares livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.