quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Thundercats para Beta 48 e emulação do TKMEM no Fuse

O jogo Thundercats funciona no modo 48K, mas se for carregado em modo 128K, terá som para PSG AY-3-8912 (interface Explorer) e algumas telas extras. São melhoramentos que certamente seriam interessantes para TKMEM 128.


Eu venho adaptado jogos que funcionam no TK90X com som para a Explorer. Entretanto no modo 48, Thundercats só usa a interface de som de 1 bit (beeper). Então resolvi fazer uma adaptação em que, na presença da TKMEM, sejam carregados arquivos extras do disco (correspondentes aos bancos 1, 3 e 4 de RAM). Obtive êxito, pelo menos no emulador Fuse. Espero que o Eduardo Luccas possa verificar se funciona no TK90X real com TKMEM.

Para simular um TK90X com TKMEM e Beta no emulador, siga os passos:
  1. selecione a ROM 0 e  ROM 1 do Spectrum 128 como sendo o do TK90X, como explicado aqui
  2. selecione a máquina como Spectrum 128 (Machine > Select > Spectrum 128K);
  3. ative a emulação do Beta 128 (Options > Peripherals > Beta 128 interface);
  4. reset apertando a tecla F5
Beta 128 não é o modelo que foi clonado pelas interfaces nacionais, mas dá para testar as adaptações, desde que se substitua o endereço para as USRs: 15619 no lugar de 15363 e 15616 no lugar de 15360. Melhor ainda, use esta dica.

Mesmo assim num primeiro momento a Beta não irá funcionar: ao tentar entrar no DOS com 'USR 15616', o computador trava. A causa disto é que a ROM 0 está selecionada e conflita com a ROM Beta. Para selecionar a ROM 1 se deve digitar no BASIC 'OUT 32765,16' e só então acessar o DOS. Este procedimento deve ser repetido após cada reset.

Feito isto, para testar o Thundercats, insira a imagem de disco TRD (Media > Disk > Beta > Drive A: > Insert...) e digite no DOS 'LOAD "Thunderc"'. O jogo será carregado e será possível ver as telas e o som do modo 128K:


Para entrar no modo 48K e desativar a TKMEM, basta digitar no BASIC 'OUT 32765,48'. Somente um reset reverterá para o modo 128K. Carregando novamente o jogo, a tela ficará como abaixo e não haverá música:


A tela acima na verdade reaproveita parte da cena de fundo de um dos níveis do jogo, economizando memória de forma engenhosa. Mas Mumm-Ra não dará o ar da sua graça aos usuários do 48K.

A principal diferença durante o jogo é o som, não há música, mas apenas efeitos sonoros tipo beeper. Interessante que estes sons são exatamente iguais aos do Light  Force. Para quem não sabe, ambos os jogos foram criados pela Gargoyle Games.

Para baixar os arquivos Hobeta, acesse Google Drive ou 4 Shared

Atualização em 09/09/2012:versão mais nova dos arquivos Hobeta. 

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