segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Livro sobre ULA do ZX Spectrum

Os trabalhos de Victor Trucco e Fábio Belavenuto - a clonagem da ULA do TK90X - foram possibilitados graças a este livro: 

Scan da capa do meu exemplar do livro

Da autoria de Chris Smith, "The ZX Spectrum ULA: How To Design A Microcomputer", disseca em todos os detalhes este componente que por longo tempo foi considerado um mistério para os usuários do ZX Spectrum. Com 300 páginas, o livro é bastante detalhado. Começa apresentando os fundamentos das tecnologias empregadas na fabricação de circuitos integrados de SSI a LSI, até chegar à ULA da Ferranti. Eu fiquei surpreso em saber que os transistores da ULA estão desconectados entre si, pois na minha cabeça imaginava que já haviam portas lógicas prontas e as conexões só ocorriam estes blocos de construções pré-prontas. A propósito, os diversos modelos da ULA Ferranti empregavam transistores bipolares e, por causa deste fato, eu imaginava que era empregada a tecnologia TTL; mas o livro revela que se empregava a lógica CML. 

Depois prossegue explanando o funcionamento de um computador típico da era 1980, o funcionamento do ZX Spectrum e as diversas funções da ULA. Uma boa parte é devotada para a geração de vídeo para o televisor, assunto em que confesso ser bastante leigo, a despeito do Chris explicar com bastante clareza. Há ainda algumas características ocultas da ULA, entre elas o famoso snow bug.

O interessante que o texto é licenciado sob a licença GNU Free Document License (GNU FDL), portanto pode ser livremente utilizado e copiado. Mesmo assim eu encorajo que os interessados procurem adquirir o livro, para retribuir de alguma forma o grande investimento feito pelo Chris, além de incentivá-lo nos projetos futuros. Portanto, antes que alguém pergunte, não disponibilizarei o meu exemplar para cópia ou produção de arquivo eletrônico como o PDF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.