terça-feira, 29 de maio de 2012

Ikari Warriors: UniLoader no Beta 48

Finalmente consegui adaptar o jogo Ikari Warriors para a interface de drive Beta 48. Este jogo possui som para a interface Explorer (ou qualquer uma com PSG AY-3-8912) e, por isso só, justificaria a adaptação. Porém um desafio adicional foi tentar reproduzir o esquema de carregamento/proteção UniLoader


sábado, 26 de maio de 2012

Disassembly do UniLoader

Em postagem anterior apresentei um vídeo que gravei, com o esquema de carregamento de fita e proteção UniLoader para o jogo do TK90X intitulado Ikari Warriors, da Elite Systems. Este esquema tem o diferencial de apresentar intermitência de borda multicolorida, ao invés dos tradicionais vermelho/ciano e azul/amarelo.

Desta vez fiz uma análise completa do UniLoader, que foi empregado em vários jogos como pode se ver nesta listagem do World of Spectrum.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Imperial March no carregamento de fita

Esta postagem está sendo feita no Dia do Orgulho Nerd, por isso escolhi um tema altamente nerd.

Todos os usuários do TK90X não se esquecem da intermitência de cores da borda da tela e, principalmente, do som, durante o carregamento de um programa da fita cassete. No vídeo abaixo este sonzinho foi aproveitado de forma interessante. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Motherboard da Microdigital e do Victor Trucco

Um número indeterminado de anos atrás (já que eu não me lembro mais) eu vi num catálogo uma tal de Motherboard para o TK90X. Como era um desses raros itens produzidos e comercializados pela própria Microdigital (que pouco produziu para essa linha além dos computadores), fiquei curioso e acabei comprando. Quando recebi a encomenda, descobri do que se tratava. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Placa de diagnóstico do TK90X de Victor Trucco

Meu amigo Victor Trucco é sem dúvidas uma grande referência quando se trata de hardware do TK90X e outros computadores clássicos. Desta vez ele passará a montar o Diagnostic Board que, ao ser ligado ao conector de expansão, rodará um programa que testará os diversos sistemas do TK90X.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Captura de desktop em vídeo no Linux

Aqui mostrarei como eu tenho feito para gravar vídeos do emulador Fuse que envio para o You Tube. O Fuse permite gravar uma sequência de telas em formato SCR ou PNG:


e depois as telas poderiam ser juntadas para formar um arquivo de vídeo com programas como o mencoder. Porém há uma outro jeito que consiste em capturar diretamente a saída da janela do Fuse com o programa Istanbul que, além do mais, permite gravar o som.

sábado, 19 de maio de 2012

Temporização de vídeo do TK90X (parte 6)

A parceria com Einar Saukas tem dado bons resultados. Nesta postagem mostro alguns programas que foram sugeridos por ele a serem usados para testar as temporizações no TK90X.

O primeiro é o minfo, que no meu TK90X produziu o seguinte resultado:


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Magic Show

Não é muito frequente eu jogar no TK90X, mas ligo quase diariamente o meu companheiro para rodar algum demo. Hoje rodei este excelente demo para interface de som Explorer, o Magic Show de 1996.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Teste do Rotatrix/TK90X

Einar Saukas modificou seu programa Rotatrix com base nas novas medidas de temporização de vídeo no TK90X e pediu para fazer testes. O resultado segue no seguinte vídeo: 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Doom no ZX Spectrum

Nunca fui muito fã do Doom e seus similares mas, ele estaria rodando no ZX Spectrum? Essa eu queria ver! 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

Temporização de vídeo do TK90X (parte 4)

Continuando com a série de determinação de temporização do vídeo do TK90X através da cor da borda (BORDER), nesta postagem estou usando o programa modificado pelo Einar Saukas para maior precisão. Foram colhidos 11 dados de tempos no meu TK90X com saída de A/V num televisor Philco TP-1454 com tubo CRT de 14 polegadas.

A figura abaixo mostra os pontos em que os dados foram colhidos. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vocaloids: cantores virtuais

Em vários eventos relacionados com mangás, animes e cultura japonesa eu via uma personagem de cabelos verdes longos, presos como "maria chiquinha". Curioso, descobri que é uma cantora virtual conhecida como Vocaloid.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Temporização de vídeo do TK90X (interlúdio)

Einar Saukas conseguiu aperfeiçoar meu programa de medição de temporização do vídeo do TK90X e disponibilizou o arquivo e o código fonte. Não pude testar por estar ocupado em um outro projeto (ainda é segredo...), mas espero em breve retomar este. Convido a todos a testarem a nova versão do programa num TK  real e relatarem seus resultados.

Vou postar as instruções passadas pelo próprio Einar, que estão bem detalhados. Obrigado, Einar, por este importantíssima contribuição.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Don Priestley

Na edição nº 8 da revista Jogos 80 eu tive a oportunidade de escrever um artigo sobre Don Priestley, um renomado programador britânico de jogos.

Trap Door (Piranha, 1986), um dos jogos de Don Priestley.

domingo, 6 de maio de 2012

Ikari Warriors: carregamento de fita Uni-loader

Elite Systems utilizou um esquema de proteção para carregamento de seus jogos em fita cassete conhecido como Uni-loader. Um destes programas para TK90X que faz uso do Uni-loader é o Ikari Warriors, um dos inúmeros jogos no estilo Commando.

Este esquema de carregamento não é acelerado pois a velocidade é mesma da rotina LOAD da ROM, porém apresenta efeitos multi-coloridos na borda da tela. No lugar das faixas ciano/vermelho e azul/amarelo, são exibidas faixas com todas as 8 cores da paleta do TK90X que vão se alternando sucessivamente. O vídeo abaixo demonstra como é o carregamento:


A minha primeira tentativa de simular este carregador para disco Beta 48 não deu muito certo. O problema é que a rotina da ROM permite carregar somente um setor (256 bytes) de cada vez, portanto muito lenta para poder dar um bom efeito na borda. Em comparação, na fita a borda é alternada para cada transição de estado recebida da entrada EAR.

O único jeito seria então reescrever a rotina que alterne a cor da borda para cada byte recebido do controlador de drive, mas com certeza vai consumir mais RAM. Não é algo tão difícil, imagino, pois bastar copiar as rotinas contidas na ROM da interface e modificar. 

sábado, 5 de maio de 2012

The Fury (Martech)

Estive trabalhando na adaptação do jogo The Fury para TK90X da Martech, para funcionar na interface de drive Beta 48. Eu achava que ia ser fácil, pois o programa não era protegido, porém a incompatibilidade da porta 254 novamente fez estragos.

Após escolher o tipo do controle (teclado ou um dos padrões de joystick), o jogador tem a opção de introduzir seu nome. Porém, na hora de digitar, a leitura do teclado repete muito rápido. Só de apertar brevemente a tecla C, aparece no vídeo:


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Finais de jogos

Quantos jogos do TK90X você chegou a terminar? Eu não consegui terminar um número muito grande, por isso fico curioso em saber como seria o final dos jogos. Quem tem a mesma curiosidade, recomendo o site ZX Spectrum Endings, que contém telas que aparecem após conclusão dos jogos. 

O número de jogos não é muito grande, mas mesmo assim vale a pena dar uma visita no site. Por exemplo achei a tela final de Green Beret, um dos jogos que terminei (com a ajuda de POKE, obviamente).


Outra forma de conhecer finais de jogos é procurar no YouTube ou ainda baixar arquivo RZX e rodar em emuladores compatíveis.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Temporização de vídeo do TK90X (parte 3)

Prosseguindo esta série de postagens, divulgo mais resultados obtidos com o programa apresentado anteriormente. Mas antes quero informar que Einar Saukas me forneceu algumas sugestões e códigos assembly, por isso futuramente vou fazer uma versão 2 do programa de teste, com maior precisão. Meus sinceros agradecimentos a Einar.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Afinador de Ukulele?

Encontrei neste blog uma sugestão de uso para o ZX Spectrum: um afinador de Ukelele, rodando o programa BASIC abaixo. 


Tudo bem que no fim o resultado é o mesmo, mas foi usada a instrução CLEAR no lugar  de CLS.

Eu não entendo muito de música, mas acredito que o TK90X também poderia ser usado aqui.

terça-feira, 1 de maio de 2012