sexta-feira, 10 de maio de 2013

fuse-utils

O emulador Fuse é acompanhado por um conjunto de utilitários conhecido como fuse-utils.


Estes utilitários são uma mão na roda para quem usa o TK90X ou somente o emulador no Linux, pois é notório que há bem menos programas dessa natureza do que para o Windows.  Para saber quais utilitários existem, basta digitar no shell:

$ man fuse-utils

A seguir, apresento alguns dos utilitários que achei interessantes. Alguns cheguei a usar, outros ainda não mas pretendo testar.

listbasic

Lista um programa BASIC contido num arquivo tipo snapshot (imagem de RAM) ou imagem de fita.

scl2trd

O formato SCL é usado para armazenar imagem de disco Beta (TRDOS) mas, ao contrário do formato TRD, não pode ser transferido prontamente para o disquete real (com o comando 'dd' do Unix). Este utilitário serve para converter arquivos SCL para TRD.

snap2tzx

Converte arquivos tipo snapshot, isto é, imagem do conteúdo de RAM e dos registradores do Z80 como .Z80, .SNA ou .SZX, para formato de imagem de fita TZX. Permite gravar em velocidades maiores do que o convencional (turbo loader).

Ainda não cheguei a testá-lo, mas parece bem interessante. Mal comparando, é como se fosse a Multiface 1, por permitir que o conteúdo da RAM e dos registradores possam ser gravados/carregados de fita.

snapconv

Converte arquivos tipo snapshot entre si. São aceitos todos os formatos reconhecidos pela biblioteca libspectrum.

tape2wav

Converte arquivos de imagem de fita em arquivo de áudio tipo .WAV. Posteriormente, pode-se tocar o arquivo .WAV no PC. Torna-se possível transferir um programa para o TK90X, como se a caixa de som do PC fosse o gravador.

tapeconv

Converte arquivos imagem de fita entre os diferentes formatos.

tzxlist

Descreve conteúdo de um arquivo TAP ou TZX com detalhes. Nos blocos tipo cabeçalho (header) procura mostrar o tipo (programa, CODE, etc) e  o nome. Em blocos com velocidade turbo exibe-se os parâmetros de temporização.

Este utilitário é útil para saber o que tem dentro da imagem de fita, porém não dá para saber parâmetros como o endereço inicial de um bloco CODE, por exemplo. Quem quiser tais informações, pode usar o TZX Show.

2 comentários:

  1. utilizo tape2wav do fuse-utils (junto com o sox) neste projecto - http://nitrofurano.altervista.org/experimental/webcampictureson8bitcomputers/index.html 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal seu projeto, Nitrofurano. Queria ver melhor como ficam as telas digitalizadas no Spectrum. Tem feito mais coisas nesse projeto?

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.