segunda-feira, 1 de julho de 2013

Smash Megademo (ESA)

Não foi fácil, mas finalmente consegui adaptar Smash Megademo do grupo ESA para funcionar no TK90X com interface Beta


Este programa é realmente um megademo, pois ocupa mais de 700 KB, que vai além da capacidade de um disco TRD (636 KB). A solução foi comprimir cada bloco com ZX7, o que permitiu acomodar o demo em cerca de 594 KB. Mesmo assim a adaptação foi bastante trabalhosa, pois Smash é composta por 34 partes.

Uma dificuldade adicional é que este demo usa rotinas em linguagem de máquina situadas na linha REM do BASIC. Usando técnica similar a de LSD Megademo, foi possível contornar os deslocamentos dos endereços das rotinas, originados dos 112 bytes usados pelas variáveis de sistema do TRDOS.

Sobre o demo, há muitas músicas boas, mas só pude escutá-las no emulador, pois a minha Explorer possui um bug que impede o PSG AY-3-8912 funcionar bem. Só algumas notas são tocadas de forma aleatória sem formar melodia, quando não fica mudo. Em uma das partes há música beeper que funciona bem, pois não depende da Explorer.

Há vários efeitos gráficos, alguns bem interessantes, e um bom número de figuras digitalizadas. Advirto que, quando for rodar algumas das partes, deverá tirar as crianças da sala e tomar cuidado com o pau de macarrão da patroa...

Para baixar os arquivos Hobeta, acesse este link ou procure em um dos sites de compartilhamento de arquivos. 

2 comentários:

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.