quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O homem que inventou o computador que mudou o mundo

Não é sempre que se encontra um artigo em português falando sobre o Sir Clive e suas criações. 

Sir Clive Sinclair com jovens inventores. Fonte: Wikimedia Commons.
O texto encontra-se no UOL Notícias, citando a BBC Brasil. Talvez alguns achem a manchete exagerada, mas eu acredito que Sinclair realmente impactou o mundo com as suas criações. Pelo menos aqui no Brasil, muitas pessoas puderam ter contato com computadores graças aos clones do ZX-81. Se dependesse dos Apple II e TRS-80, equipamentos considerados profissionais na época e inacessíveis para a maioria da população, eu teria entrado em contato com computação somente no Ensino Superior, o que não seria  a mesma coisa. Embora o TK90X tivesse convivido com MC1000, CP400 e MSX, diminuindo talvez o impacto do ZX Spectrum no Brasil, esta linha teve uma influência muito grande no antigo bloco soviético, basta ver a quantidade de coisas produzidas no leste europeu.

Hoje, quando os computadores estão nas mãos de praticamente todo mundo na forma de smartphones e gadgets, talvez seja difícil imaginar uma época em que o acesso aos equipamentos eram extremamente restritos. Eu acredito que Sinclair foi um dos visionários que, com sua política agressiva de baixar os custos de produção, conseguiu popularizar a computação e revolucionou a tecnologia dos anos 1980.

3 comentários:

  1. Fiquei impressionado quando soube que a turma do leste europeu "anabolizou" o nosso querido speccy,em uma época que os PCs eram caros por la!

    Sobre o MC1000,acho que essa pequena maquina serviria para se fazer uns demos em assembly,assim como outros micros desconhecidos,cujos demos se encontram no pouet. Mas é somente uma opiniao particular.

    Por onde anda Sir Clive???? :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, o Clive está, nada mais nada menos, que lançando uma nova versão do Spectrum, em forma de console.

      https://www.indiegogo.com/projects/sinclair-zx-spectrum-vega

      Excluir
  2. Pois é Marco,nem acreditei qdo soube do lançamento do Vega,mas soube ontem que tinha as mãos do Clive no meio do projeto. :-D E ja estorou em vendas na primeira remessa!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.