terça-feira, 7 de julho de 2015

TK95: mods de 50 Hz e soqueteando a RAM

Eu fiquei muito tempo sem postar. Não é que não tenha feito nada neste período, pois estava mexendo bastante em hardwares. Venho tentando consertar dois TK90X, mas confesso que tem hora que até dá desânimo por não os conseguir deixando funcionando. Aprendi muitas coisas, é verdade, que mereceriam serem postadas, mas deixarei para quando eu ganhar mais ânimo.

Nestes últimos dias fiz algumas mods no meu TK95 e fui bem sucedido. Este micro já recebeu mod de saída A/V tempos atrás; desta vez adicionei um seletor de 50/60 Hz e soqueteei a RAM alta.


Advertência: aqui estou relatando os procedimentos que adotei, mas não estou aconselhando ninguém a fazer o mesmo. Por favor, leia estas advertências antes de fazer qualquer coisa baseado nas informações deste blog.

Seletor de 50/60 Hz

Em oportunidades anteriores já expliquei a necessidade de rodar certos programas com a frequência de geração de vídeo (varredura vertical) de 50 Hz, que é o padrão do ZX Spectrum inglês. Como o TK90X/95 roda em 60 Hz, é interessante fazer esta mod descrita pelo Eduardo Luccas.

O procedimento é relativamente simples, o modo 50 Hz é ativado quando o pino 1 da ULA é ligado à terra. Existe uma ilha com a terra bem próximo ao referido pino da ULA, portanto basta soldar as extremidades de um cabo paralelo neles.


Na outra extremidade do cabo foi soldado um interruptor tipo alavanca. Posteriormente o interruptor foi colocado no lado direito do gabinete do TK95, em posição discreta porém facilmente acessível. O furo foi feito com broca e furadeira. Para não rachar o plástico, recomendo começar com uma broca fina e ir aumentando o diâmetro aos poucos. Procure não forçar muito a broca sobre o plástico e acione a furadeira com cuidado, com leves toques no gatilho.


Uma vez instalado o interruptor, a seleção de modo 50 ou 60 Hz pode ser feito à qualquer momento, mesmo durante a execução de um programa. Dá para perceber imediatamente a mudança de tamanho do campo útil de tela.

Soqueteamento da RAM alta

Embora possa ser causa de mal contatos e não ser a prova de oxidação, o uso de soquetes nos circuitos integrados facilita a sua substituição e no diagnóstico dos problemas. Felizmente a placa deste TK95 já veio com a RAM baixa soqueteado, porém a RAM alta estava soldada. Eu tinha interesse de deixar esta RAM removível por causa da TKMEM-128. A foto abaixo mostra a posição deste banco de RAM.


Dessoldei, usando procedimento já descrito antes, os 4 circuitos integrados. A placa ficou assim:


Uma dica: depois de dessoldado e removido os componentes, faça uma limpeza com a ponta quente do ferro de soldar. Soldas que foram espirradas na placa pode ser capturadas facilmente deste jeito. Por fim, limpe a placa com um pouco de álcool isopropílico e escova de dentes macia. Depois do álcool ter secado, soldei os soquetes:


Recoloquei as RAMs nos respectivos soquetes e fiz um teste com a placa de diagnóstico. Passou em todos os testes, felizmente não houve nenhuma "zica" por ter mexido tanto na placa e os componentes sobreviveram.

Removi novamente os 4 circuitos integrados e liguei a TKMEM-128. Novamente foi um sucesso (aliás, a placa diagnóstico funciona com esta expansão de memória, se bem que não testa todos os bancos de RAM) e agora estou usando o meu TK95 com os 128K de RAM.

2 comentários:

  1. Olá Flavio. Tenho uma sugestão meio esdrúchula, poderia colocar uma chave na alimentação desta memória alta assim não teria q retirála tida vez que quiser ligar a tk128 do EduLuccas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eduardo Luccas já achou uma forma melhor, uma mod no 74LS32 bem simples. Eu prefiro sacar fora os integrados, até para diminuir o consumo elétrico.

      Mas não recomendo tirar a alimentação das DRAMs, há um risco de as danificar.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.