quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Colando faceplate no TK90X-02

Resolvi colar a máscara metálica do teclado (faceplate) neste TK90X.


Comprei este micro anos atrás no Mercado Livre, quando os preços ainda não andavam tão selvagens. Até que estava com aspecto externo bom, embora fosse possível ver algumas marcas de desgaste do tempo. Mas um problema é que a faceplate estava colada provavelmente com cola epóxi bicomponente (tipo Araldite®), o que ia ser um problema se precisasse consertar o teclado. Não tardou para que o teclado começasse a dar problemas mas felizmente a cola soltou o metal quase que espontaneamente. Depois troquei a membrana e fiz uma mod no teclado e o TK está funcionando bem.

A cola desgrudou bem do metal, porém ficou aderido à parte plástica, como dá para se ver na foto acima. Tentei raspar com uma chave de fenda, mas vi que era um trabalho árduo e resolvi deixar como está.


Colei no verso da faceplate pedaços de fita adesiva dupla face para afixar ao computador.


Consegui uma fixação razoável, porém na borda inferior, perto das teclas B, N e M, o metal não aderiu bem ao plástico e ficou levantado.


Prendi a parte inferior na minha bancada-morsa por algumas horas, mas não resolveu. Não sei se a fita não adere bem, a faceplate está torta, o resíduo de cola atrapalha ou todas as alternativas anteriores. Resolvi deixar como está e ir usando por enquanto assim mesmo.

Como tenho vários TK90X agora, resolvi chamar este aqui de TK90X-02. Ele apareceu em postagens sobre o seu conserto (parte 1, parte 2 e parte 3) e a aplicação de mod de saída de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.