segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Conserto da IDS do Eduardo Luccas (parte 2)

Já que eu estava com a IDS para consertar, aproveitei para fazer também uma mod.


A minha IDS-91 permitia o uso da Multiface 1 desde que ela estivesse conectada na expansão traseira da interface de drive. Entretanto nesta IDS2001ne, se a M1 estiver com a interface de joystick Kempston habilitada, nenhum disco é lido e  surge uma mensagem de erro.


A origem do problema é que a M1 e a interface Kempston usam a porta 31, a mesma que é empregada pela IDS para acessar o FDC. A interface de drive prevê uma forma de contornar esta colisão de portas, interceptando o sinal /IORQ (requisição de entrada/saída) do Z80 antes de enviar para o conector de expansão. No diagrama acima, vê-se que o sinal /IORQ vai para uma das portas NOR do 74LS32, cuja saída /IORQEX será ligada aos demais periféricos. Quando a IDS estiver fazendo operações de disco, as operações de entrada/saída dos demais periféricos estarão inibidas, evitando o conflito.

Na placa IDS2001, a interceptação do /IORQ pode ser habilitada ou não, dependendo do jumper J1. Como o Eduardo Luccas quis evitar o uso do Conecta+2, teve que adotar a posição em que /IORQ e /IORQEX são ligados entre si, não havendo o benefício descrito no parágrafo anterior, isto é, a IDS e outros periféricos responderão simultaneamente se houver requisição de entrada/saída na mesma porta.


Felizmente não é difícil modificar este comportamento. Em primeiro lugar, deve-se identificar no barramento traseiro da IDS o sinal /IORQ (na foto acima, pintei de vermelho com caneta de retroprojetor). A trilha da placa verde do conector traseiro foi desligada da barra de pinos através de uma dessolda. Levantei o pino para cima para evitar o contato elétrico com a placa (vide foto abaixo), mas este poderia ter sido cortado.


Na trilha correspondente da placa de expansão verde foi soldado um fio fino (amarelo), que será ligado ao sinal /IORQEX.


Este sinal encontra-se na ilha vaga de J1  (rotulada como A), onde deve ser inserida e soldada a outra extremidade do fio amarelo. Está pronta a mod, agora há uma separação entre os sinais /IORQ e /IORQEX.

Fazendo um teste, constatei que a M1 não interfere mais nas operações da IDS (desde que conectada após a interface de drive).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.