sábado, 14 de novembro de 2015

Multiface 1 com Explorer consertado

A minha interface tinha apresentado problemas no último Encontro Clube TK, como relatei em postagem anterior.


Felizmente Fabio Belavenuto, depois de dar uma olhada, resolveu levá-la para consertar. Ao ser bem sucedido, devolveu-me e recebi alguns dias atrás. O meu mais sincero agradecimento ao Fabio, pois seria difícil eu encontrar o problema sozinho.

No encontro, Eduardo Luccas tinha pedido minha interface para testar num TK, mas logo percebeu que algo não ia bem. Testamos em vários computadores e constatamos que não era gerado nenhuma imagem de vídeo enquanto a interface estava conectada. Removida a Multiface, os TKs voltavam a funcionar. Foi um sintoma inusitado, pois mesmo se a RAM ou Z80 estivesse inoperante, a ULA normalmente consegue gerar imagem para TV. Depois de vários testes e hipóteses em vão, vimos que não daria para consertar na hora e o Fabio ficou com a interface. Descobriu então que o defeito estava na RAM estática de 8KB que estava em curto; o componente queimado está no lado direito da foto acima. Fabio soldou um soquete no lugar da RAM defeituosa.


Inseri uma RAM 6264 no soquete e agora a Multiface 1 voltou a funcionar normalmente. Quando lidamos com equipamentos antigos, estamos sujeitos de uma hora para outra depararmos com algum defeito. Faz parte da brincadeira, por bem ou mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.