quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Seletor 50/60Hz no TK90X-02

Apesar de não ser uma mod inédita, não cheguei a fazer antes uma descrição detalhada e com o passo a passo.


Um local de instalação da chave que eu sugiro é o espaço acima dos conectores MIC e EAR, como se pode ver na foto. Fica acessível ao usuário e não atrapalha a conexão de periféricos. O gabinete plástico deve ser furado com cuidado para evitar rachadura, começando com uma broca mais fina e paulatinamente ir aumentando o diâmetro.


Retirei de um cabo paralelo multivias, um par de fios com pouco mais de 20 cm de comprimento. Montei numa das extremidades um conector Modu, cujos terminais foram fixados com um bom aperto de alicate de bico. Em seguida inseri-os no alojamento plástico para 2 terminais. Os terminais e alojamentos Modu são vendidos separadamente, estes eu comprei na Solda Fria (não faço propagandas, vide link). Os terminais têm passos de 2,54 mm (0,1 polegadas), valor igual a de pinos de CI padrão DIP.


Soldei uma das extremidades opostas dos fios ao pino 1 da ULA e a outra, à ilha imediatamente vizinha que é ligada á terra da alimentação. Deve-se soldar com cuidado para evitar curtos, uma vez que as ilhas são muito próximas.


Dobrei as extremidades de dois pinos (oriundos de barras de pinos de sucata) em 90° com alicate, inseri-os no orifício de cada terminal da chave e as soldei. Os terminais da chave tinham distância de 5,08 mm, mas do jeito que os pinos foram soldados, ficaram próximos dos 2,54 mm adequados ao conector Modu.


Mas antes inseri a chave no gabinete plástico e atarraxei a porca.


O cabo que vem da ULA deve ser trazido para a parte superior da placa, encontrei uma posição discreta entre os conectores de vídeo e EAR. Agora basta encaixar o Modu nos pinos soldados à chave e fechar o gabinete, para ficar como na primeira foto desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.