segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Seto Taishô vs Yôkai

Alessandro Grussu produziu um jogo para TK90X, que foi lançado hoje.


Este é um jogo belíssimo, muito bem produzido, disponível em vários formatos como TZX, TAP, TRD (para Beta 48/128), entre outros.


Há suporte para cinco idiomas, começando com o italiano que é o nativo do autor. Graças ao trabalho de tradução de Marcus Garrett, pode-se jogar em português.


O estilo é de plataforma em que o herói deve combater os inimigos apenas com um bastão. Antes de derrotar o inimigo, são necessários vários golpes porque a arma não é muito poderosa. O Seto pode pular nas plataformas, mas uma queda muito elevada leva à perda da vida. Infelizmente sou um péssimo jogador, pois só passei da primeira tela até o momento, mas dá para ver mais neste trailer oficial:


Os gráficos são muito bem feitos, com muitas cores (o que é um desafio para o ZX Spectrum). O som também é caprichado, com música de fundo para Explorer.

Seto Taishô está disponível neste link e, além do jogo nos diversos formatos e línguas, há um manual multilíngue bem completo e, pasmem, até uma capa para quem curte preparar uma fita como se fosse da época.

Fico honrado por ter o meu nome citado por ter testado o jogo no TK90X com a interface IDS. Embora o programa tenha sido originalmente feito para 128K, a versão Beta permite usar computador 48K porque carrega cada fase do próprio disco. Alessandro tinha me pedido para testar esta versão que, felizmente, rodou com sucesso no meu computador. Ele ainda tinha notado que o jogo rodava mais rápido do que tinha pretendido no TK90X emulado no SpecEmu; expliquei-lhe que o motivo estava relacionado no frame rate de 60 Hz do micro brasileiro. Sendo assim, recomendo aos leitores brasileiros para chavear a ULA do TK90X para 50 Hz.

Outra coisa que muito me honrou foi o Alessandro ter mencionado que usou minhas rotinas de carregamento da Beta 48 e 128. Sinto que valeu a pena todo o meu esforço de divulgar como fazer com que programas carreguem em ambas as versões da interface de drive.

Como sei que Alessandro Grussu acompanha o meu blog, mando um recado (com ajuda do Google Tradutor): grazie per investire nel ZX Spectrum, continuerà a produrre grandi giochi!.

Atualização: nova versão disponível.

4 comentários:

  1. Olá Flávio, muito obrigado de tu artigo sobre meu novo jogo. Fico contente que te gostou.

    De certa maneira, este é o mais "brasileiro" de meus jogos, porque por primeira vez tinha desde inicio a compatibilidade com os TK90X e TK95 - por medio da tua técnica para distinguir entre o Beta Disk original e os interfazes brasileiros derivados de ele - e, além de la amável colaboração tua e de Marcus, quase todo o código (e todas as telas) foi comprimido com a excelente tecnologia RCS+ZX7 de Einar Saukas.

    P.S. Desculpe-me de meu Português, que no é muito bom, pero estou tentando de aprender-lo!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, tenho de comunicar uma pequena actualização. Um pequeno error em uma das escritas ao japonês no jogo foi corrigido. Esta modificação é puramente cosmética e não influencia a mecânica do jogo.

    ResponderExcluir
  3. mais um jogo para minha coleção spectrum, gostei muito traz vida nova ao meu velhinho computador, parabéns pela dedicação, imortalizado seu nome esta.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.