sexta-feira, 16 de agosto de 2013

20 anos de Debian

Hoje comemora-se o vigésimo aniversário da distribuição de software livre Debian.


Conheci Debian e o Linux em 1995, quando  assumi a administração da rede do Departamento de Química da UFPR. Não foi fácil, mas foi um aprendizado muito importante para mim. Hoje eu não tenho o Janelas da 10-6soft em nenhuma das minhas máquinas e sou muito feliz.

Durante estas duas décadas a distro desenvolveu-se e tornou-se extremamente importante, dando origem a várias outras, entre elas o bastante popular Ubuntu. Conseguiu superar até a dependência ao Linux, ao passar a suportar o FreeBSD. Não é exagero dizer que muitas das conquistas do movimento software livre deve-se em grande parte ao trabalho dos integrantes deste projeto.

Assim, meus parabéns a todos os desenvolvedores e usuários do Debian.

2 comentários:

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.