segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Interface Explorer

Eu possuo uma interface Explorer para gerar sons de 3 canais no TK90X com o circuito integrado PSG AY-3-8912, como pode ser visto no meu site Cantinho do TK90X. Acredito que eu seja possuidor da primeira versão desta interface. 

Depois surgiu a Explorer II, e mais tarde, alguns hobbyistas criaram Explorer III, IV e TK-AY, com algumas modificações. Este é um dos itens mais desejados pelos fãs da linha TK90X.

A minha interface Explorer

O que eu percebi é que a interface que possuo está incompleta. A interface original, criada para o ZX Spectrum 128, usa as portas 65533 e 49149 como saídas, e a porta 65533 como entrada. Portanto, em teoria, OUT 65533,x e OUT 49149,x enviariam um byte para a Explorer, enquanto IN 65533 deveria retornar um valor da interface.

Examinando o esquema elétrico da Explorer II (disponível no Clube do TK90X), pude constatar que realmente a porta 65533 deveria ser ativada tanto no modo de saída como de entrada. Porém como não tenho o esquema da minha Explorer, nem tenho como desenhar um graças à placa de circuito impresso coberta de durepóxi (para evitar pirataria), não sei exatamente seus detalhes internos.

Uma camada de Durepóxi sobre a placa
Para testar se a interface Explorer pode ser lida, basta rodar o seguinte programa BASIC:

10 OUT 65533,2
20 FOR n=0 TO 255
30 OUT 49149,n : PRINT IN 65533;" ";
40 NEXT n
 


Se tudo estiver OK, deverá aparecer na tela uma sequência numérica de 0 até 255, como a tela abaixo de um emulador:



Mas se a sua interface for como a minha, aparecerá na maior parte das vezes o valor 255, que é o resultado dos resistores pull-up do barramento de dados do TK90X. Algumas vezes aparece outro valor, devido ao acesso do ULA ao barramento. Veja como fica:



Eu peço a ajuda de todos que tem uma interface Explorer, especialmente as mais antigas, que rodem o programa e me relatem os resultados. Desde já agradeço. 

6 comentários:

  1. Mergulha ela em oleo de banana por alguns dias que o epoxy sai facil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica! Esse óleo de banana é fácil de encontrar?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ih, Daniel, fazem meses que não tenho mexido com hardware, no momento, somente software. :P

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.