segunda-feira, 19 de março de 2012

Advertências aos inexperientes, ou nem tanto...

Pensei em começar a disponibilizar informações sobre eletrônica e mod de hardware aqui no blog, mas lembrei que ainda não fiz o que os estrangeiros chamam de disclaimer. Mais do que isso, quero prezar pela segurança dos leitores.

Advertência a todos

Este blog tem intenção de divulgar informações sobre os meus hobbies mas não tem garantia de espécie alguma: podem ser incorretos, inverídicos, irreprodutíveis, não serem úteis e nem funcionarem. Tudo que for divulgado aqui, a não ser que haja especificação em contrário, é fruto de experiência pessoal minha e não quer dizer que dê os mesmos resultados para os outros.

Levando em consideração o que foi exposto, qualquer ação, mesmo que tenha se motivado  a partir das informações divulgadas no blog do Cantinho do TK90X, será de sua única e exclusiva responsabilidade. Havendo um mínimo de dúvida a respeito dos procedimentos, não os execute! Você foi devidamente advertido.

Advertência aos inexperientes

Reconheço que eu tive que começar de algum lugar, por isso tenho consciência de que toda ajuda deve ser dada aos menos experientes e, em especial, aos iniciantes. Entretanto tenho o dever de advertir que este blog não é especificamente dirigido a este tipo de público, embora eventualmente eu possa postar assuntos que dizem respeito aos iniciantes. Em todos os casos irei explicitar se o artigo é para iniciantes e, se nada for dito, subentende-se que destina-se no mínimo por alguém que tem alguma experiência.

Dizem que se conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido. Mas vamos lá, darei alguns conselhos sobre segurança no trabalho de eletrônica e eletricidade, alguns aspectos que considero imprescindíveis para passar aos caros novatos.
  • Antes de mais nada, procure se informar sobre  todo o procedimento envolvido. Conhecimento nunca é demais e pode salvá-lo de uma fria; por outro lado, muitos acidentes são frutos da ignorância.
  • Comece por projetos simples, para ir pegando o jeito. Mesmo que um projeto possa parecer bobo, pode ser extremamente didático e instrutivo. Por outro lado, projetos complexos não podem abrir mão da experiência.
  • Procure dominar cada técnica e procedimento, treinando e repetindo, antes de fazer "pra valer". 
  • Nunca ignore as advertências contidas nos textos e nas instruções.
  • Procure sempre trabalhar em condições adequadas de local, equipamentos e materiais. Mantenha tudo organizado e limpo para evitar acidentes. O improviso deve ser feito somente com grande conhecimento de causa, senão pode ser uma terrível fonte de problemas.
  • Da mesma forma, só trabalhe em boas condições de saúde física e mental. Se estiver cansado, estressado ou nervoso, deixe a atividade de lado e procure se recompor. Estando doente, vá para cama!
  • Material quente e frio tem o mesmo aspecto visual, cuidado para não se queimar com ferro de solda, soprador térmico ou materiais recém soldados.
  • Tensões a partir de 50 V podem matar. Tome cuidado com equipamentos ligados à tomada e redobre o cuidado quando não há isolamento da rede. Se possível, trabalhe com o equipamento desconectado da tomada e sem as pilhas.
  • Capacitores podem armazenar eletricidade por longo tempo. Só mexa num equipamento após horas desligado ou, se isto não for possível, descarregue cuidadosamente os capacitores com o auxílio de um resistor de baixo valor.
  • A água com sais dissolvidos conduz eletricidade. Não ligue nada à eletricidade com materiais úmidos ou molhados.
  • Não tenha pressa. É fácil ficar tentado a ver como irá funcionar o projeto pronto, mas se não respeitar cada passo, ficará muito difícil perceber o que deu errado se não funcionar. Confira cada procedimento feito, tanto visualmente como com a ajuda de equipamentos.
  • Muitas substâncias utilizadas são perigosas. O álcool etílico, o álcool isopropílico e a acetona são inflamáveis e inalar os vapores em excesso pode intoxicar. A solda jamais deve ser ingerida, pois contém metais pesados. Colas são perigosas, podem emanar vapores tóxicos e colar sua pele. Procure sempre se informar sobre as formas corretas de manuseios das substâncias.
  • Lembre-se, ao mexer com eletricidade, você estará lidando com uma das formas de energia mais poderosas da natureza. A eletricidade pode causar prejuízos materiais, ferir e atá matar. Tenha sempre isto em mente e procure minimizar os riscos.
Esta lista poderá ser atualizada futuramente.  Os conselhos não são para desestimular ninguém, pois a eletrônica de fato é um hobby bastante gostoso. Porém não deve ser feita sem os devidos cuidados como, aliás, deveria ser tudo na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.