sexta-feira, 31 de agosto de 2012

48 e 128 BASIC

O TKMEM-128 não tem a ROM 0 do Spectrum 128, mas não é muito difícil gravar uma EPROM e fazer uma mod na interface. Com isto, o TK90X ficaria mais semelhante ao Spectrum 128 e seria possível usar o BASIC 128. Aqueles que usam o emulador obrigatoriamente teriam que optar por escolher entre o BASIC 48 ou 128:


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Produção do TKMEM-128

Depois de um período de estudos de seu uso no TK90X, a interface de 128KB TKMEM-128 mostrou-se viável, rodando vários jogos do Spectrum 128. A interface mostrou-se compatível com carregamento de programas por fita cassete, DivIDE e Beta 48

Com todos estes indícios favoráveis, Eduardo Luccas colocou-se à disposição para produzi-la para todos que tiverem interesse. Se você quiser uma, pode manifestar-se aqui no espaço de comentários, que eu me comprometo a retransmitir para o Eduardo.

Criado a partir de fotos de Leonardo Suárez e WOS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Memórias no Spectrum128 e no TKMEM-128

Fiquei um tempo sem postar, mas não quer dizer que estava parado no hobby. Eu e o Eduardo Luccas estivemos testando a interface de 128KB para o TK90X, a TKMEM-128, para vermos as suas possibilidades e limitações. Interessante é que nós nunca nos encontramos pessoalmente, e muito menos com o autor original da expansão, o Velesoft da República Tcheca.

Fonte: Wikipédia.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TK90X com 128KB

A comunidade dos fãs do TK90X sempre sonharam com um TK que fosse clone do ZX Spectrum 128, mas isto não se concretizou, pois a linha Sinclair acabou sendo orfanada pela Microdigital. Uma pequena parte deste sonho vingou quando Ricardo Suzuki e Jorge Braga da Silva criaram a interface Explorer, que providenciava o som do Spectrum 128 ao TK90X. 

Fonte: Wikipédia.

Victor Trucco conseguiu transformar um TK90X no "TK128", porém teve que mexer de forma drástica o interior do equipamento. Não seria exagero dizer que o TK128 é praticamente uma outra máquina, mas serve como equipamento-conceito do que seria possível se a Microdigital tivesse intenção de lançar um real sucessor do TK90X (o TK95 não conta, pois é praticamente um TK90X em  outro gabinete).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crystal Castles

Crystal Castles, versão da máquina arcade da Atari feita por Andromeda Software, foi adaptado para Beta 48. O esquema de proteção Alkatraz foi contornado através do breakpoint em eventos de fita cassete.


domingo, 19 de agosto de 2012

Vídeo do Demo Cartridge

Eu já tive oportunidade de comentar sobre a interface de demonstração da Microdigital, para promover o TK90X nas lojas. O Claudio Moises fez um vídeo dessa interface em ação:


Higher State (3SC)

O demo Higher State, do grupo 3SC, é considerado o melhor "new-school demo" segundo Yerzmyey. Este megademo possui som para PSG AY-3-8912, portanto funciona na interface Explorer


sábado, 18 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Twin Worlds

Para os felizardos que possuem a Explorer ou outra interface com PSG AY-3-8912, o demo Twin Worlds do grupo Exodus foi adaptado para disco Beta 48.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

The Lyra II (E.S.I.)

The Lyra II, do grupo Ethanol Soft Inc (E.S.I.) da Polônia, era um dos demos que queria ver no meu TK90X. Sua adaptação para o Beta 48 foi bastante trabalhosa, mas finalmente consegui. Valeu a pena pois, apesar de antigo, (1991), o demo tem efeitos gráficos e músicas que valem a pena .



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Robocop

O José Roberto, conhecido por adaptar jogos multiloads para interface de drive Beta 48 (vide as compilações de seu trabalho como o disco JRR 005 e outros), conseguiu mais um feito. Ele modificou o Robocop que, na nova adaptação, tem som para a interface Explorer ou outra com PSG AY-3-8912. O som é somente no menu, mas é uma música agradável. 


Para obter os arquivos, visite este o site do José Roberto.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

D! Halt 2012 Beeper Music

Mesmo para os que não possuem a Explorer, há demos com músicas beeper que funcionam em qualquer TK90X. No festival russo D! Halt realizado em 2012, há uma modalidade deste tipo de músicas, cujas participações foram compiladas na forma de um programa demo.



domingo, 12 de agosto de 2012

Emulador SpecEmu

Apesar de eu usar muito Fuse por ser um emulador de ZX Spectrum que roda nativamente no Linux, por vezes uso também o SpecEmu do Mark Woodmass (Woody). Este emulador é destinado ao Windows, portanto para rodar no Linux é necessário usar o Wine. Por muito tempo deixei de usá-lo porque não rodava nas versões antigas do Wine mas, na versão 1.5.0, tem funcionado bem. 

Uma das coisas que se destaca no SpecEmu é a emulação das interfaces de drive Beta 48 e da Multiface 1:

Tela inicial da interface CBI-95

Tela da Multiface 1

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Adaptação de jogos de fita para Beta 48 (parte 9)

O método mais seguro para quebrar as proteções de jogos salvos em fitas é analisar o carregamento desde o início, incluindo um exaustivo disassembly do código de máquina. Entretanto por vezes é vantajoso economizar esforços com alguns truques. Esta postagem estará apresentando o uso do breakpoint baseado em evento de fita cassete, disponível no emulador Fuse.

Tomando como exemplo o jogo Kliatba Noci, adaptado anteriormente, um breakpoint é incluído no debugger do emulador ao digitar o comando: 
br event tape:stop

que irá interromper a emulação logo depois do fim de um bloco de dados da fita.

Janela de debugger do Fuse

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bifrost*

Einar Saukas criou o engine gráfico Bifrost* que contorna a limitação de cores no ZX Spectrum. Nesta linha de computadores, pode-se definir as cores somente em blocos de 8×8 pixels, mas através de software conseguiu exibir cores em blocos de 1×8 pixels. Entretanto esta abordagem requer temporizações precisas, pois deve haver sincronização perfeita com a formação da imagem de vídeo. A propósito, o próprio autor escreveu um artigo sobre este engine na revista Jogos 80.

A boa nova é que Einar finalmente conseguiu criar uma versão funcional para o TK90X. Logo que eu iniciei o trabalho de determinar as temporizações de geração de vídeo no computador brasileiro, tive a felicidade de obter ajuda de Einar, que tem conhecimentos mais aprofundados deste tema. Depois de obter parâmetros de temporizações mais confiáveis (para José Roberto e Antonio Parra, meus agradecimentos pelos testes), foi possível ajustar o Bifrost* que agora exibe gráficos mais coloridos:


A foto acima foi tirada do meu equipamento e funcionou perfeitamente. Em breve deverá estar disponível a versão definitiva deste programa, compatível com o TK90X.

Atualização:

Encontrei o vídeo abaixo que mostra o Bifrost* rodando num TK95 (não sei quem é o autor):



terça-feira, 7 de agosto de 2012

TK-Joy

Eduardo Luccas criou um protótipo de interface de joystick "definitiva" para o TK90X, denominada TK-Joy. No vídeo abaixo, o próprio Eduardo demonstra seu funcionamento:


Espero que em breve ele consiga disponibilizar a TK-Joy para todos os interessados.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Kliatba Noci para Beta 48

Mais um jogo do TK90X com som para Explorer adaptado para interface de drive Beta 48, uma produção eslovaca intitulada Kliatba Noci (Maldição da Noite). A música introdutória é muito boa e os gráfico também são bem elaborados. 


domingo, 5 de agosto de 2012

Bloody Paws e "snow"

Prosseguindo na adaptação de jogos do TK90X com som para a Explorer, desta vez consegui transferir Bloody Paws para disquete Beta 48. Tudo funcionando bem no emulador, resolvi rodar o jogo no meu TK mas o resultado não era bem o que eu esperava:



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Problema com Comando Tracer

Eu tenho adaptados jogos com som para a interface Explorer, sendo que desta vez estava trabalhando no Commando Tracer. Parecia que ia ser fácil, pois era um carregador baseado simplesmente em blocos headerless

Consegui em pouco tempo, no emulador Fuse, transferir os arquivos para o disco virtual TRD. Parecia que carregava normalmente no emulador e rodava perfeitamente. O problema surgiu quando transferi a imagem TRD para um disquete real e coloquei no meu TK90X. Quando se perda uma vida, a tela é corrompida e o computador fica travado. 


quarta-feira, 1 de agosto de 2012