sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

POKEs para Power Drift 128

Tentei usar os POKEs para facilitar o jogo Power Drift no emulador Fuse em modo ZX Spectrum 128, extraídos do The Tipshop Para minha surpresa, não funcionaram.


Os POKEs que estou me referindo são:

DESCRIPTION       POKE(s)
Infinite Credits   47223,0
Always Qualify     47242,0

Depois de um tempo descobri o problema: os POKEs acima são para o modo Spectrum 48. No debugger do emulador, resolvi fazer disassembly ao redor dos endereços acima:

47220   LD HL,58417
47223   DEC (HL)        ; Pokear 0 para créditos infinitos.
...     ...
47235   LD A,(58420)
47238   LD (HL),A
47239   CP 3
47241   JR NC,47272     ; POKE 47242,0 para sempre qualificar.

Uma vez que os trechos de listagem acima ficaram claros, carreguei no emulador no jogo, desta vez em modo 128. No debugger, não foi difícil encontrar os trechos para fazer POKE: 

47333   LD HL,58417
47336   DEC (HL)        ; Pokear 0 para créditos infinitos.
...     ...
47351   LD (HL),A
47352   CP 3
47354   JR NC,47388     ; POKE 47355,0 para sempre qualificar.

Portanto dependendo do modelo do Spectrum (48 ou 128), o código de máquina do jogo é carregado em endereços diferentes.

Concluindo, os pokes para o modo 128 são:

DESCRIPTION       POKE(s)
Infinite Credits   47336,0
Always Qualify     47355,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.