quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Losing Victoria (Hooy-Program)

Esta é a primeira vez que faço um demo 128K rodar no TK90X com TKMEM-128


A conversão é bastante simples, pois como na maioria dos demos, não há nenhuma proteção. Os arquivos Hobeta podem ser baixados neste link.

Uma das dificuldades em rodar programas para ZX Spectrum 128 é a ausência do vídeo secundário (shadow video) na TKMEM. Como demos são em geral programas destinados a explorar os recursos do computador ao máximo, certamente irão usar o vídeo secundário. No caso de Losing Victoria, esta falta não chega a impedir que se possa ver os gráficos, mas alguma coisa se perde, como por exemplo, uma flor colorida que não aparece no TK90X.

Um dos pontos altos deste demo é a tela acima, em que o reflexo da mulher fica ondulante, acompanhando o movimento da superfície da água. No TK90X a sincronização não fica muito boa e percebe-se falhas na imagem, mas ocorre uma pequena melhoria quando é posto a rodar em 50 Hz. O responsável desta vez não é a falta do shadow video, mas está na diferente temporização entre o TK90X e o Spectrum 128. Pelo visto, este efeito depende fortemente da sincronização com a geração de vídeo, como ocorre no Rotatrix. Acredito que vá ter problemas no Spectrum 48 também, mas não tenho como testar isto.

Para quem quer ver o vídeo do demo, segue abaixo. Agradeço ao Alexandre Colella por tê-lo indicado.


Quero deixar claro que não pretendo fazer uma nova coleção de discos com demos no estilo AY Demos. Eu acredito que boa parte dos demos 128K não irão rodar muito bem na TKMEM, ao contrário do que ocorre com os jogos. Entretanto posso fazer, a pedidos, tentativas de adaptação de um ou outro demo desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.