domingo, 28 de dezembro de 2014

Making of da tela de Natal

Não chega ser um tutorial, mas mostrarei resumidamente aqui como fiz a tela do TK90X de Natal. 


Eu não sou um artista, infelizmente minhas habilidades de desenho é limitado. Assim, parti de uma figura pronta que peguei deste site, um produto com a personagem Tsumugi Kotobuki do mangá K-On.


Iniciei o trabalho com o editor gráfico Gimp, por estar familiarizado com a sua operação. Usei a ferramenta Cores > Brilho e contraste... para aumentar o máximo possível de contraste, de forma a diminuir a quantidade de gradação de cores. A ideia é saturar as cores ao máximo. Feito isto, usei a ferramenta de seleção por cores (Selecionar > Por Cor) para selecionar todas as partes em preto. Inverti a seleção para englobar todas as partes com cores diferentes do preto e preenchi tudo com a cor branca.


Depois de toda essa preparação, passei para o ZX-Paintbrush. Abri o arquivo da figura acima na dimensão de 144×192 pixels, para poder caber na tela do TK90X (256×192).


O maior desafio a ser enfrentado é a limitação da resolução de cores, pois cada bloco de 8×8 pixels permite definir somente duas diferentes cores (paper e ink). Para auxiliar a tarefa, existe um modo em que uma grade é desenhada, delimitando os blocos já citados.


A partir deste ponto, o trabalho é essencialmente manual. Cada bloco tem que ter as cores definidas e, em alguns casos, os próprios pixels individuais devem ser alterados. Por exemplo: o olho esquerdo teve que ser deslocado dois pixels para a direita, para poder caber num bloco diferente ao do que tinha o cabelo/rosto da menina.

Uma vez tudo pronto, copiei a figura para uma tela azul de 256×192 pixels.  Criei diversas figuras com mensagens natalinas em vários idiomas e fui colando e salvando na tela resultando nos produtos finalizados.


Espero ter mostrado que, mesmo não sendo um artista talentoso, é possível criar figuras para o TK90X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.