sábado, 27 de dezembro de 2014

AY Demos vol. 6 e MQM 5: The Reject (MQM Team)

Este demo é sequência das excelentes produções MQM 3 e MQM 4.


A história de MQM 5 é conturbada, pois embora tenha sido lançado em 1995, suas partes vêm sendo programadas desde 1993.


O fato é que o grupo MQM Team tinha acabado porque Mata e Tom deixaram o Spectrum, seduzidos pelo Amiga. O último membro restante Qjeta e o Omega do grupo SSC prepararam a versão final do demo para o lançamento.


MQM 5 contou com, além do MQM Team e Omega, participações de grupos convidados como o NOP (que fez várias partes do megademo),


o Busy Soft e Noro Soft (na parte abaixo, uma impressionante sequência de animação intitulada "rotozoomer"),


e 3SC (na tela abaixo, há uma simulação de interlace de vídeo que, apesar de cintilar muito, dá uma impressão de resolução maior).


Há também a 25ª parte feita por Johnny Renegade que tem um problema.


Se for rodado em modo 60 Hz, como é o TK90X convencional, o programa acaba sendo interrompido com uma mensagem de erro rude:


Optei por colocar no menu duas opções, uma com a parte 25 e outra em que esta é pulada. Para poder rodar todas as partes, deve-se chavear a ULA do TK90X para 50 Hz.

Há vários efeitos gráficos muito interessantes pelas 33(!) partes do demo. No exemplo abaixo, um bonito efeito de borda tipo Rotatrix. No TK90X real a 50 Hz, as letras na borda inferior oscilam um pouco no sentido horizontal.


O som para Explorer é muito bom, várias músicas que valem a pena serem ouvidos. Em algumas das partes há músicas digitais que ficam muito baixos no meu TK90X/Explorer/caixa de som PC. Há ainda partes que permitem selecionar entre saída AY (Explorer) ou beeper.

Podem ser vistas várias figuras maravilhosamente desenhadas, das quais segue uma pequena galeria.





A maioria das telas desenhadas ficam melhores de se ver na TV de tubo do que no emulador em monitor LCD. O contrário ocorre com as fotos digitalizadas:


Há várias fotos digitalizadas de mulheres bonitas e algumas de animais. Uma das fotos exibe seios desnudos, nada que seja de mau gosto segundo minha opinião, mas está aqui a minha advertência para quem não deseja ver tal figura, seja qual for o motivo.

A presença grande de estereogramas também é algo que chama a atenção. Até hoje não consegui ver imagens 3D de tais figuras, mas enfim...


MQM 5 merece o título de megademo, pois ocupa 636 KB, a capacidade de todo o disco Beta. Tive que usar o compressor ZX7 para poder fazer com que todas as partes coubessem nesse espaço e ainda pudesse adicionar o sistema de menu. Uma curiosidade: no final do demo há uma convocação para construir um futuro megademo - First Association- que acabou se tornando a produção de maior dimensão existente para o TK90X.

Nesta 2ª versão do demo convertido para funcionar nas Beta 48/128, foi colocado um menu com mensagem scroller. Para baixar a imagem de disco TRD, clique neste link. A figura abaixo pode ser usada como rótulo do disquete (300 dpi, 70mm×52mm).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.